Página InicialMenu PrincipalNossa MissãoNossas Lições On-LineLeitura do DiaPapel de Parede MensalTira Cômica SemanalDoaçãoContato

Papel de Parede Clique na imagem
para adquirir o
papel de parede!



 
A Hora da Verdade - Lição 2

A Carta que Deus Lhe Escreveu

Ilustração 1 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 1
Solicitemos a Deus que nos guie durante esta lição:
Senhor,

Desejamos agora investigar a natureza da inspiração das Escrituras.

Agradecemos-Te por escutar nossa prece e, humildemente, solicitamos-Te que nos mostres claramente por que deveríamos acreditar que a Bíblia é realmente aquilo que ela diz ser, ou seja, a Palavra de Deus.

Em Jesus Cristo, oramos.

Amém.
Próxima tela

Ilustração 2 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 2
Salmo 12:6 Comentários
As palavras do Senhor são palavras puras como prata refinada em forno de barro e purificada sete vezes. Eis o que a Bíblia reinvidica: este livro, impresso em mais de meio bilhão de cópias desde a invenção da imprensa, declara que seu conteúdo merece a maior atenção porque seu autor não é outro senão o próprio Deus.

Poderia tal declaração ser confiável?
2 Timóteo 3:16
Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 3 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 3
2 Pedro 1:21 Comentários
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. Quarenta autores escreveram os 66 livros da Bíblia, uma obra que se estendeu por 1500 anos.

A maioria desses autores nunca se conheceu, vivendo em diferentes épocas e lugares: apesar disso, esta coleção de 66 livros apresenta uma notável unidade.

Tanta harmonia revela a presença de uma inspiração comum: Deus.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 4 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 4
1 Tessalonicenses 2:13 Comentários
Pelo que também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes. O apóstolo Paulo, escrevendo às pessoas de Tessalônica, firmemente confirma a inspiração divina das Escrituras.

A Bíblia não é simplesmente um livro que nos fala sobre Deus: é Deus falando a nós através de seu livro! É como um gravador fazendo-nos escutar a voz de Deus.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 5 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 5
Salmo 119:160 Comentários
A Tua Palavra é a verdade desde o princípio. O próprio Jesus atesta a inspiração divina das Escrituras: Ele lhes atribui autoridade sobre-humana, usando-as para refutar erro e repelir o Tentador.

«Está escrito,» disse Jesus, citando as Escrituras.

O exemplo de Cristo constitui-nos uma garantia inestimável da inspiração divina da Bíblia.
João 17:17
A Tua Palavra é a verdade.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 6 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 6
1 Pedro 1:25 Comentários
Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada. Apesar de séculos de ataques, tribulações e tentativas de destruição, a Bíblia permanece inabalável, intacta, como diversas descobertas arqueológicas revelam.

Deus pessoalmente assegura que a mensagem da Bíblia foi protegida através dos tempos.
João 10:35
A Escritura não pode ser anulada.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 7 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 7
Romanos 1:16 Comentários
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. O poder transformador da mensagem bíblica, invisível mas ainda efetivo, testifica a inspiração divina da Escritura.

Encorajamos a você a experimentar esse poder através destas lições: todo coração sincero sentirá a indiscutível influência que emana do estudo deste Livro.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 8 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 8
Jeremias 23:29 Comentários
«Não é a Minha palavra como o fogo,» diz o Senhor, «e como um martelo que esmiúça a penha?» Nossas próximas lições demonstrarão claramente estas propriedades das Escrituras.
Hebreus 4:12
Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 9 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 9
Amós 3:7 Comentários
Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem ter revelado o Seu segredo aos Seus servos, os profetas. Falando através dos Seus profetas, Deus não somente prediz o futuro com rigorosa exatidão, mas também nos previne de Suas futuras intervenções, para que possamos planejar em conformidade.
2 Crônicas 20:20
Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas, e prosperareis.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 10 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 10
Salmo 119:105 Comentários
Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para o meu caminho. Adotar a Bíblia como nosso guia no decorrer da vida é a mais importante decisão que podemos fazer no curso de nossa existência.

Sabemos que a vida é cheia de obstáculos, mas as Escrituras também nos ensinam como podemos transpor esses obstáculos, com paz e felicidade aumentada.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 11 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 11
2 Pedro 1:19 Comentários
E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro. Note que o apóstolo Pedro recomenda enfaticamente a credibilidade da Escritura como o único guia em que podemos confiar.

Ao final desta série de lições, oramos para que este fato esteja firmemente estabelecido.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 12 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 12
Efésios 6:11,17 Comentários
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. (...)

Tomai (...) a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.
O apóstolo Paulo, descrevendo a armadura de que necessitamos para enfrentar o mal, relaciona várias armas defensivas: o escudo da fé, a couraça da justiça, o capacete da salvação, etc.

Ele termina a lista com a única arma ofensiva: a espada, que é a Palavra de Deus.

Nossa habilidade de luta será diretamente afetada por quão freqüentemente nós «treinamos» com nossa espada.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 13 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 13
Jeremias 6:10 Comentários
A quem falarei e testemunharei, para que ouça?

Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos, e não podem ouvir; eis que a palavra do Senhor é para eles coisa vergonhosa; não gostam dela.
Infelizmente, nem todos sentem prazer ao estudar a Palavra de Deus.

Alguns acham que a Bíblia é um livro fastidioso, enquanto outros acreditam que ninguém pode entendê-la, que não é possível interpretá-la.

Assim, Deus nos dá alguns conselhos relacionados à maneira com que a estudamos.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 14 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 14
1 Coríntios 2:14 Comentários
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Primeiramente, nosso estado de espírito pode fazer a diferença.

Nós realmente desejamos aprofundar nosso conhecimento das Escrituras, ou nos achegamos à Bíblia com espírito de oposição, ou hostilidade?
Próxima telaTela anterior

Ilustração 15 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 15
Provérbios 28:5 Comentários
Os homens maus não entendem o juízo, mas os que buscam ao Senhor entendem tudo. Nosso entendimento da mensagem que Deus deseja nos dar depende em parte da sinceridade de nosso coração na busca da verdade.

Como diz um famoso provérbio, «o pior cego é aquele que não quer ver». Nada pode ser entendido por aquele que não deseje entender.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 16 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 16
1 Pedro 5:5 Comentários
Revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. O segundo ponto essencial: devemos reconhecer que necessitamos da ajuda de Deus para entendermos a mensagem contida em Seu livro.

Não há ninguém melhor que o autor de um livro para explicar-nos o seu conteúdo! Se deixarmos Deus de lado, e tentarmos entender a Bíblia por nós mesmos, nossos esforços estarão condenados ao fracasso.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 17 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 17
Salmo 119:18 Comentários
Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da Tua lei. Podemos agora entender melhor porque sempre começamos e terminamos cada lição com uma oração.

É essencial confiar no Espírito de Deus que irá iluminar nossas mentes enquanto examinamos cuidadosamente as páginas da Bíblia.
Lucas 24:45
Então [Jesus] abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 18 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 18
Isaías 28:9,10 Comentários
A quem, pois, se ensinaria a ciência? E a quem se daria a entender o que se ouviu? Ao desmamado e ao arrancado dos seios?

Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento e mais mandamento, regra sobre regra, regra e mais regra: um pouco aqui, um pouco ali.
Quando desejamos conhecer o que a Bíblia ensina sobre um assunto em particular, devemos consultar todos os versículos bíblicos que falam daquele assunto.

Um versículo isolado pode ser mal interpretado, mas um conjunto completo de versículos claramente demonstra o que deve ser entendido.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 19 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 19
Apocalipse 22:18,19 Comentários
Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que:

«Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro.»
Quando estudamos a Palavra de Deus, é importante não distorcer o significado dos versos bíblicos, nem ocultá-los, simplesmente porque não gostamos deles: desta forma devemos estar sempre atentos e sem preconceitos.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 20 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 20
2 Coríntios 2:17 Comentários
Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da Palavra de Deus. O apóstolo Paulo guardava-se de alterar o significado das Escrituras. Mas ele sabia que muitos não estavam procedendo assim.

Por exemplo, como você poderá se certificar de que esta série de lições não é um amontoado de mentiras? Como você poderá saber que nós não manipulamos a Palavra de Deus antes de apresentá-la a você?
2 Coríntios 4:2
Antes, rejeitamos as coisas que, por vergonha, se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a Palavra de Deus.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 21 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 21
Atos 17:11 Comentários
Ora estes [os judeus de Beréia] foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. Deus nos convida a adotar Sua Palavra como nossa suprema regra de fé, nosso critério da verdade, nosso padrão infalível.

Não acredite nem em nossa palavra nem na de qualquer outro. Devemos verificar por nós mesmos se os ensinamentos que nos foram apresentados estão de acordo com as Escrituras.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 22 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 22
Jeremias 15:16 Comentários
Achando-se as Tuas palavras, logo as comi, e a Tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração. O estudo consciente da Bíblia providencia bênçãos incomparáveis àqueles que lhe dedicam tempo.

Esta pode ser a oportunidade de obtermos respostas precisas e satisfatórias às perguntas que temos feito a nós mesmos há muito tempo, como:

  • De onde viemos?
  • Para onde vamos?
  • O que acontece depois da morte?
E muitas outras perguntas...
Próxima telaTela anterior

Ilustração 23 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 23
Romanos 15:4 Comentários
Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Longe de ser um livro fastidioso, a Bíblia pode nos dar o real significado de nossa vida aqui na Terra. As respostas que ela dá a perguntas fundamentais devolvem a esperança aos que a estudam.

Em breve descobriremos porque os amigos da Bíblia estão navegando cheios de esperança, enquanto o mundo submerge no desespero.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 24 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 24
Mateus 4:4 Comentários
Ele [Jeus], porém, respondendo, disse: «Está escrito: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”» Que Deus nos guie no estudo de Sua Palavra.
Isaías 34:16
Buscai no Livro de Senhor, e lede.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 25 A Hora da Verdade Lição 2
A Carta que Deus Lhe Escreveu
Tela 25
Oremos juntos:
Pai Nosso, que estás nos Céus,

Não podemos agradecer o suficiente por Tua Palavra, a Bíblia, mas queremos adotá-la como uma lâmpada para os nossos pés, e luz para o nosso caminho.

Dá-nos a sinceridade e humildade de coração, para que possamos ser guiados pelo Teu Espírito, e assim sermos capazes de entender a mensagem que Tu reservaste para cada um de nós.

Em Jesus, oramos.

Amém.
Tela anterior

Lição 2 - Teste O teste da Lição 2 está esperando por você!

Origem das Ilustrações desta Lição
Tela 1: Em: Coleção de ilustrações «Photo Gallery 5,000 volume 1» de Media Graphics International, 037_200.JPG. Tela 2: Ilustração de: CRUZ, Nery. Em: Revista «La Sentinelle» (Março 1984), Pacific Press Publishing Association, p.1. Tela 3: Ilustração de: AYRES, Robert. Em: Revista «La Sentinelle» (Setembro 1991), Pacific Press Publishing Association, p.8. Tela 4: Ilustração de: CRANDALL, John. Em: «Votre Bible et vous» (MAXWELL, Arthur S.), p.8. Used by permission. Copyright ©1959, 1987 by Review and Herald® Publishing Association, USA. All Rights Reserved. Tela 5: Ilustração de: LEE, Manning de V. Em: «The Bible Story, volume 7» (MAXWELL, Arthur S.), p.117. Used by permission. Copyright ©1956, 1984 by Review and Herald® Publishing Association, USA. All Rights Reserved. Tela 6: «A blacksmith shapes a rod of red-hot iron on an anvil.» Em: «Deluxe Compton’s Interactive Encyclopedia CD - 1998 Edition», Compton’s Home Library, 1997. Tela 7: Em: «Questionnaire Adulte de l’Ecole du Sabbat», Pacific Press Publishing Association, Primeiro Trimestre 1996, Capa. Tela 8: Foto de: BLUE, Betty. Em: Revista «La Sentinelle» (Outubro 1996), Pacific Press Publishing Association, p.11. Tela 9: Ilustração de: RUDEEN, Herbert. Em: «Uncle Arthur’s Bible Book» (MAXWELL, Arthur S.), Review and Herald Publishing Association, p.272. Used by permission. Copyright ©1945, 1947, 1948, 1949, 1968, 1996 by Review and Herald® Publishing Association, USA. All Rights Reserved. Tela 10: Ilustração de: BERRAN, Robert. Em: «Votre Bible et vous» (MAXWELL, Arthur S.), p.4. Used by permission. Copyright ©1959, 1987 by Review and Herald® Publishing Association, USA. All Rights Reserved. Tela 11: Foto de: P. BLEECKX. In: «Le Moniteur», Pacific Press Publishing Association, Primeiro Trimestre 1999, Capa. Tela 12: Ilustração de: HARLAN, Russell. Em: «Votre Bible et Vous» (MAXWELL, Arthur S.), p.152. Used by permission. Copyright ©1959, 1987 by Review and Herald® Publishing Association, USA. All Rights Reserved. Tela 13: Ilustração de: STEEL, John. Em: «The Triumph of God’s Love, volume 2» (WHITE, Ellen G.), Pacific Press Publishing Association and Review and Herald Publishing Association, 1950, p.529. Tela 14: Ilustração de: NYE, Vernon. Em: «Uncle Arthur’s Bedtime Stories, volume 2» (MAXWELL, Arthur S.), p.98. Used by permission. Copyright ©1964, 1965, 1967, 1968, 1976 by Review and Herald® Publishing Association, USA. All Rights Reserved. Tela 15: Ilustração de: LAUNE, Paul. Em: «The Living Bible Encyclopedia in Story and Pictures, volume 7», New York, H.S. Stuttman Co. Inc., 1968, p.912-d. Tela 16: Em: Revista «The Watchtower» (1 de Fevereiro de 1990), Watch Tower Bible and Tract Society, p.3. Ilustração editada pelo Cyberspace Ministry. Tela 17: Ilustração de: Comstock Photo Library, London. Em: «Revelation» (LORIE, Peter), Simon & Schuster, Labyrinth Publishing Ltd, 1994, p.75. Tela 18: Ilustração de: EASTMAN, Bryant. Origem desconhecida. Tela 19: Ilustração de: CONVERSE, James. Em: «The Triumph of God’s Love, volume 2» (WHITE, Ellen G.), Pacific Press Publishing Association and Review and Herald Publishing Association, 1950, p.460. Tela 20: Em: Revista «La Tour de Garde» (15 de Novembro de 1989), Watch Tower Bible and Tract Society, p.7. Ilustração editada pelo Cyberspace Ministry. Tela 21: Ilustração de: HARLAN, Russell. Em: «The Bible Story, volume 10» (MAXWELL, Arthur S.), p.92. Used by permission. Copyright ©1957, 1985 by Review and Herald® Publishing Association, USA. All Rights Reserved. Tela 22: Em: Revista «The Watchtower» (15 de Agosto de 1990), Watch Tower Bible and Tract Society, p.1. Tela 23: Em: «Prophecy Seminars», Seminars Unlimited, 1989, Daniel lição #23 («The Day of Deliverance»), p.5. Tela 24: Em: «Votre Bible et Vous» (MAXWELL, Arthur S.), Capa. Used by permission. Copyright ©1959, 1987 by Review and Herald® Publishing Association, USA. All Rights Reserved. Tela 25: Em: Coleção de ilustrações «Photo Gallery 5,000 volume 1» de Media Graphics International, 44_157.JPG.
Quaisquer imagens que não portem a declaração de autorização são usadas para fins de comentário ou crítica educacional e não comercial, de acordo com a seção 107 da Lei de Direitos Autorais dos EUA, e com o artigo 29 da Lei de Direitos Autorais do Canadá (Capítulo C-42), os quais estabelecem que é permitido usá-las sem o consentimento ou endosso do detentor dos direitos autorais. As imagens que não tenham atribuição são, sabida ou supostamente, de domínio público ou não tiveram sua condição estabelecida até o presente momento. Solicitamos que qualquer pessoa que tenha conhecimento em relação à atribuição correta de uma imagem entre em contato conosco pelo endereço eletrônico citado abaixo, para que a atribuição seja notificada corretamente. Nossa intenção é cumprir estritamente as leis aplicáveis em relação à propriedade de direitos intelectuais.

Lição 2 - Teste O teste da Lição 2 está esperando por você!