Página InicialMenu PrincipalNossa MissãoNossas Lições On-LineLeitura do DiaPapel de Parede MensalTira Cômica SemanalDoaçãoContato

Papel de Parede Clique na imagem
para adquirir o
papel de parede!



 
A Hora da Verdade - Lição 36

666 e a Marca da Besta

Ilustração 1 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 1
Oremos juntos:
Senhor nosso,

Há centenas de hipóteses em relação à natureza da marca da besta. Porém, a Bíblia diz que esse é um assunto tão importante que não podemos nos aventurar a conjeturar hipóteses!

Precisamos de uma resposta clara que venha diretamente da única fonte confiável da verdade: a Sua Palavra. Pai nosso, por favor abra nosso coração e nosso espírito para que possamos entender o Seu ensinamento.

Oramos em nome de Jesus Cristo.

Amém.
Próxima tela

Ilustração 2 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 2
Hebreus 5:14 Comentários
Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. Se você ainda não estudou a lição anterior, intitulada «A Besta do Apocalipse», é muito recomendável que você a estude antes de continuar; caso contrário, pode ter dificuldade de assimilar o conteúdo desta lição.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 3 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 3
Apocalipse 13:1,3,10 Comentários
E vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres. (...)

E vi uma de suas cabeças como ferida de morte. (...)

Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá.
Em nossa última lição, «A Besta do Apocalipse», vimos que tanto o chifre pequeno (em Daniel 7) quanto a besta (em Apocalipse 13) simbolizam o mesmo poder: o Papado.

O Papa, tendo levado milhares de pessoas ao cativeiro durante o seu reinado, foi capturado pelo general francês Berthier em 1798. Dessa forma, a besta sofreu uma ferida mortal.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 4 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 4
Apocalipse 13:3 Comentários
E vi uma de suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada.

E toda a terra se maravilhou após a besta.
Também vimos que a ferida mortal da besta foi curada.

De fato, após ter perdido seu poder político em 1798, o Papado recuperou-o em 1929 quando Mussolini, pelo Tratado de Latrão, fez com que Papa se tornasse um governante político outra vez.

A partir dessa época, o Papa governa o Vaticano, um pequeno país situado dentro da cidade de Roma.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 5 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 5
Apocalipse 13:10,11 Comentários
Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá. (...)

E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.
A profecia vincula o cativeiro do Papa (ocorrido no final do século XVIII) com o surgimento de outro animal. Como vimos nas lições anteriores, um animal simboliza um reino, um poder político.

Ao contrário do primeiro animal, o segundo surge da terra, e não do mar.

Quem é esse animal que surge da terra no final do século XVIII, e por quê ele surge da terra?
Próxima telaTela anterior

Ilustração 6 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 6
Apocalipse 17:15 Comentários
As águas que viste (...) são povos, e multidões, e nações, e línguas. Na profecia bíblica, as águas simbolizam povos.

Portanto, o animal que surge do mar representa um poder proveniente de um lugar populoso (como no caso do Papado, que surgiu na Europa).

E o animal que surge da terra? O único poder importante que surgiu de um lugar pouco povoado, no final do século XVIII, foi os Estados Unidos da América, que surgiram no Novo Mundo em 1776.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 7 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 7
Apocalipse 13:11 Comentários
E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão. Será que os Estados Unidos realmente preenchem os outros critérios referentes ao animal que surge da terra?

O animal exibe feições semelhantes às de um cordeiro, representando adequadamente a tradição cristã dos Estados Unidos, que defende os princípios de liberdade civil e religiosa.

Porém, o animal também fala como dragão: apesar da aparente cordialidade, essa nação se mostra como uma temida potência, exercendo domínio sobre o mundo todo.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 8 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 8
Apocalipse 13:13 Comentários
E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. Em primeiro lugar, a influência dos Estados Unidos sobre os outros países é significativa, particularmente depois da queda do Muro de Berlim em 1989 e do desmantelamento da União Soviética em 1991.

O «fogo que desce do céu» simboliza o extraordinário poder dos Estados Unidos que, com do bombardeio das cidades de japonesas Hiroshima e Nagasaki em 1945, se tornaram a primeira potência nuclear do mundo.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 9 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 9
Apocalipse 13:12 Comentários
E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada. A Palavra de Deus prevê que, um pouco antes da volta de Jesus, haverá uma aliança entre os Estados Unidos e o sistema papal, que levará a humanidade a adorar o Papado.

Como isso pode ser possível?
Próxima telaTela anterior

Ilustração 10 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 10
Apocalipse 13:14 Comentários
E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida de espada e vivia. Muito em breve, a influência mundial dos Estados Unidos também se fará sentir na área da religião, com a criação de uma imagem da primeira besta, ou seja, um sistema com reminiscências do Papado.

Portanto, podemos esperar que os Estados Unidos da América façam uma aliança entre a Igreja e o Estado, que dará origem a um poder político-religioso, à semelhança do Papado («uma imagem à besta»).
Próxima telaTela anterior

Ilustração 11 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 11
Apocalipse 13:15 Comentários
E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. É claro que as alianças entre poderes políticos e religiosos inevitavelmente provocam intolerância e perseguição.

Essa perseguição começará logo, devido a uma aliança entre os Estados Unidos da América e o Papado. Logo veremos como isso irá acontecer.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 12 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 12
Apocalipse 13:16,17 Comentários
E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na mão direita ou na testa, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal. Tendo-se estabelecido, o poder político-religioso dos Estados Unidos, com a aprovação do Papado, fará com que as pessoas recebam uma marca: a marca da besta, que é o assunto da nossa lição.

Porém, antes de identificar essa marca, reservaremos um tempo para decifrar um enigma que tem mistificado muitos estudiosos das profecias bíblicas: o significado de 666.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 13 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 13
Apocalipse 13:18 Comentários
Aqui há sabedoria.

Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, porque é número de homem; e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.
A Bíblia não nos manda procurar a inscrição «666», e sim fazer um cálculo que chegue a 666.

Na época do apóstolo João, havia um jogo bastante conhecido, denominado «Gematria», no qual se calculava o número correspondente a um nome por meio da soma dos valores numéricos das letras, segundo o sistema dos algarismos romanos: V=5, X=10, C=100, etc.

Vejamos: um dos nomes oficiais do Papa é «VICARIUS FILII DEI», que significa «Vigário do Filho de Deus».
Próxima telaTela anterior

Ilustração 14 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 14
O número correspondente ao nome «VICARIUS FILII DEI» corresponde, de fato, a 666
Próxima telaTela anterior

Ilustração 15 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 15
Apocalipse 13:18 Comentários
Aqui há sabedoria. Devemos lembrar que, isoladamente, o número 666 não bastaria para identificar o Papado como a besta do Apocalipse.

Esse fato é apenas uma pista a mais, que completa todas as outras marcas identificadoras que já estudamos.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 16 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 16
Apocalipse 14:9,10 Comentários
Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber o sinal na testa ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da Sua ira. Voltemos agora à marca da besta.

De acordo com esses versículos, é fundamental conhecer a natureza da marca da besta, já que o castigo dos que a receberem será a destruição eterna.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 17 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 17
Apocalipse 7:1-3 Comentários
E, depois destas coisas, vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.

E vi outro anjo subir da banda do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, dizendo:

«Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado na testa os servos do nosso Deus.»
A marca da besta está em direta oposição com o selo de Deus, já que ambos devem ser postos na testa dos homens.

Ao entender qual é o selo de Deus, descobriremos a natureza da marca da besta.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 18 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 18
Ezequiel 9:4 Comentários
E disse-lhe o Senhor:

«Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela.»
De acordo com a Bíblia, a marca de Deus é posta na testa daqueles que se recusam a participar das abominações, ou seja, das práticas que vão contra a vontade de Deus.

Porém, a Palavra de Deus é mais precisa ainda...
Próxima telaTela anterior

Ilustração 19 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 19
Deuteronômio 6:6,8 Comentários
E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração (...).

Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos.
Após dar os Dez Mandamentos a Moisés, Deus indicou claramente que eles deveriam ser uma marca na mão e na testa: isso significa que devemos tê-los em mente (marca na testa) e pô-los em prática (marca na mão).

No entanto, a besta também quer pôr a sua marca em nossa mão e testa; portanto, a marca da besta se opõe aos mandamentos de Deus.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 20 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 20
Êxodo 13:9 Comentários
E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos; para que a lei do Senhor esteja em tua boca. Sabendo que a marca da besta se opõe aos mandamentos de Deus, procuremos descobrir qual é a exata natureza dessa oposição.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 21 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 21
Ester 8:8 Comentários
Porque a escritura que se escreve em nome do rei e se sela com o anel do rei não é para revogar. Para ser oficial, um documento legal deve ter o selo do legislador. Os três componentes do selo são:
  1. o nome do legislador;
  2. o título do legislador;
  3. o território regido pela legislação.
Qual é o selo da lei de Deus? Onde podemos encontrá-lo?
Próxima telaTela anterior

Ilustração 22 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 22
Êxodo 20:10,11 Comentários
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra. (...)

Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou.
Dentre os Dez Mandamentos, o quarto - que exige a observância do sétimo dia como dia de repouso -, tem os três componentes de um selo:
  1. o nome do legislador: «o Senhor»;
     
  2. Seu título: Criador, «o Senhor fez»;
     
  3. o território regido pela legislação: «os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou».
Próxima telaTela anterior

Ilustração 23 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 23
Romanos 4:11 Comentários
E [Abraão] recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé. De acordo com a Palavra de Deus, o selo também pode ser um sinal.

O quarto mandamento - selo da lei de Deus - também é um sinal?
Próxima telaTela anterior

Ilustração 24 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 24
Êxodo 31:13,17 Comentários
Certamente guardareis Meus sábados, porquanto isso é um sinal entre Mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifica. (...)

Entre Mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre.
Sim: o Sábado é, de fato, um sinal entre Deus e o Seu povo.
Ezequiel 20:12,20
E também lhes dei os Meus sábados, para que servissem de sinal entre Mim e eles, para que soubessem que Eu sou o Senhor que os santifica. (...)

E santificai os Meus sábados, e servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o Senhor, vosso Deus.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 25 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 25
Observemos a semelhança entre o quarto mandamento e a advertência de Deus
Próxima telaTela anterior

Ilustração 26 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 26
Apocalipse 14:9,10,12 Comentários
Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber o sinal na testa ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da Sua ira. (...)

Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
A advertência final de Deus confirma claramente a nossa conclusão: é guardando os mandamentos de Deus, inclusive o quarto, relacionado ao Sábado, que evitaremos receber a marca da besta.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 27 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 27
Daniel 7:25 Comentários
[Ele] cuidará em mudar os tempos e a lei. Vimos que o chifre pequeno, simbolizando o Papado, procuraria mudar «os tempos e a lei».

De fato, ao designar formalmente o domingo como dia de repouso, em substituição ao Sábado, o Papado mexeu no único mandamento que diz respeito ao tempo: o quarto mandamento, selo da lei de Deus.

Portanto, a marca da besta será a observância do domingo como dia de repouso, em lugar do Sábado que consta do quarto mandamento da lei de Deus.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 28 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 28
O papado admite que o domingo é marca de sua autoridade:
«Na voz de autoridade da Igreja, temos a voz do próprio Cristo. A Igreja está acima da Bíblia, e esta transferência da observância do sábado para o domingo é prova desse fato. Negue a autoridade da Igreja, e não terá nenhuma explicação nem justificativa razoável ou adequada para a substituição do sábado pelo domingo no mandamento de Deus (terceiro para os católicos e quarto para os protestantes).»
(The Catholic Record, vol. XLV, 01/09/1923.)

«Naturalmente, a Igreja Católica afirma que a mudança [de sábado para domingo] foi uma ação dela (...). E essa ação é uma marca do seu poder e sua autoridade eclesiástica em assuntos religiosos.»
(Resposta do Chanceler C.F. Thomas a uma carta datada de 28/10/1894 e endereçada ao cardeal Gibbons.)
Próxima telaTela anterior

Ilustração 29 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 29
Guardar o domingo como dia de repouso é aceitar a autoridade do papado:
«A observância do domingo (...) não apenas não se baseia na Bíblia, mas também está em flagrante contradição com a letra da Bíblia, que prescreve o descanso no sábado. Foi a Igreja Católica que (...) transferiu esse repouso para o domingo. (...) Portanto, a observância do domingo pelos protestantes é uma homenagem que prestam, a despeito deles mesmos, à autoridade da Igreja.»
(Monsignor Louis Segur, Plain Talk About Protestantism of Today, 1868, p.213.)

«Os protestantes não se dão conta de que, ao observar o domingo, estão aceitando a autoridade do porta-voz da Igreja: o Papa.»
(Our Sunday Visitor, 5/2/1950.)
Próxima telaTela anterior

Ilustração 30 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 30
Deuteronômio 4:2 Comentários
Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando. A palavra de Deus é clara: os Dez Mandamentos, inclusive o quarto, não podem ser mudados.

Devemos guardá-los exatamente como Deus mandou.
Lucas 16:17
[Jesus disse:]

«E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da Lei.»
Próxima telaTela anterior

Ilustração 31 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 31
Ezequiel 22:26 Comentários
Os seus sacerdotes transgridem a Minha lei, e profanam as Minhas coisas santas; entre o santo e o profano não fazem diferença, nem discernem o impuro do puro.

E de Meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.
O papado não foi o primeiro a atacar o Sábado do sétimo dia.

Ao longo da História, houve diversos tipos de líderes religiosos que influenciavam o povo a desobedecer os mandamentos de Deus e profanar o Sábado.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 32 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 32
Marcos 7:7-9 Comentários
[Jesus disse:] «“Em vão, porém, Me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.” Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens (...).»

E dizia-lhes: «Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.»
Cada um de nós deve fazer a escolha entre a tradição dos homens e o mandamento de Deus: entre o domingo - marca da autoridade da besta -, e o Sábado do quarto mandamento, marca da autoridade de Deus, que Ele instituiu logo no início da história da humanidade.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 33 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 33
Atos 5:29 Comentários
Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. Deus e a besta lutam entre si para receber a nossa adoração.

É impossível ficar neutro nessa batalha: se não ficarmos do lado de Deus, automaticamente seremos contados com os adoradores da besta.
Mateus 12:30
[Jesus disse:]

«Quem não é Comigo é contra Mim.»
Próxima telaTela anterior

Ilustração 34 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 34
Apocalipse 13:17 Comentários
(...) para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal. No momento, ninguém está com a marca da besta.

Entretanto, depois que for feita a aliança entre o papado e os Estados Unidos da América - liderados pela ala direita religiosa cristã -, a guarda do domingo logo será obrigatória para todos.

Nessa época, a marca da besta será posta em todos os que, temendo represálias, rejeitarão o Sábado para guardar o domingo.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 35 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 35
Apocalipse 13:8 Comentários
E adoraram-na [à besta] todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Ao nos recusarmos a adorar a besta e receber a sua marca, ficamos do lado de Deus.

Dessa forma, nossa testa ficará marcada com o selo de Deus e nosso nome permanecerá escrito no Livro da Vida.
Próxima telaTela anterior

Ilustração 36 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 36
Apocalipse 3:5 Comentários
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de Meu Pai e diante dos Seus anjos. Devemos depositar a nossa confiança em Jesus Cristo.

Se nós quisermos, Ele nos dará a força necessária para permanecermos fiéis a Ele, particularmente quando tivermos que optar entre adorar a besta e guardar o seu dia de repouso (domingo), ou adorar a Deus e guardar o dia de repouso Dele (Sábado).
Próxima telaTela anterior

Ilustração 37 A Hora da Verdade Lição 36
666 e a Marca da Besta
Tela 37
Oremos juntos:
Pai nosso,

Mesmo que ninguém tenha recebido a marca da besta até o momento, pode-se ver o perigo se aproximando.

Em breve, a observância do domingo será imposta a todos, e os que se recusarem a honrá-lo passarão por dificuldades.

Por favor, ajuda-nos a nos preparar para esse dia e, de agora em diante, guardar o Seu santo dia de repouso - o Sábado do sétimo dia.

Mediante a Sua graça e o poder do Seu Espírito, sabemos que podemos permanecer fiéis ao Senhor em todas as circunstâncias, para que o nosso nome não seja apagado do Livro da Vida. Oramos em nome de Jesus Cristo.

Amém.
Tela anterior

Lição 36 - Teste O teste da Lição 36 está esperando por você!

Origem das Ilustrações desta Lição
Tela 1: «Mounts Drum and Sanford highlight Wrangell-St. Elias National Park and Preserve.» Ilustração em: «Deluxe Compton’s Interactive Encyclopedia CD - 2000 Edition», Compton’s Home Library, 1999. Tela 2: Ilustração em: Revista «The Watchtower» (15/06/1985), Watch Tower Bible and Tract Society, p.9. Tela 3: «Taking the Pope prisoner». Ilustração em: «Our Day in the Light of Prophecy» (SPICER, W.A.), Public domain, p.139. Tela 4: AP/Wide World Photo. Ilustração em: Revista «La Sentinelle» (Agosto 1997), Pacific Press Publishing Association, p.3. Tela 5: Ilustração de: BISHOP, Tom. «Beasts of Revelation 13». Em: «New Pictoral Aid For Bible Study» (BREADEN, Frank), Australian Division of Seventh-Day Adventists, 1970, chart #41. Tela 6: Ilustração em: «Photo Gallery 25,000» de Media Graphics International, CD #4, WASHD081.JPG. Tela 7: Ilustração em: Revista «The Watchtower» (01/02/1986), Watch Tower Bible and Tract Society, p.6. Tela 8: Foto de BLAISE, Olivier. «Nevada Test Site», Gamma Liaison. Em: «Microsoft Encarta 98 Deluxe». Tela 9: Foto de Reuters/Bettmann, New York. «President Bill Clinton chats with the Pope». Em: «John Paul II» (EDWARDS, Patrick), Bison Books, London, 1995, p.68. Tela 10: Ilustração de: THORKELSON, Gregg. Em: Revista «Signs of the Times» (Outubro 2000), Pacific Press Publishing Association, p.1. Tela 11: Ilustração em: «La Révélation - le grand dénouement est proche», New York, Watch Tower Bible and Tract Society, 1988, p.195. Tela 12: Ilustração de: Generation of graphics on CoolText.com (http://www.cooltext.com/). Tela 13: Ilustração em: «Revelation Seminars», Seminars Unlimited, 1986, lesson #21 («La Babylone Mystique - la Courtisane»), p.4. Tela 14: Ilustração em: «The (New, Illustrated) Great Controversy» (WHITE, Ellen G.), Laymen for Religious Liberty Inc., 1990, p.288-42. Tabela da Tela 14: Ilustração #1: Em: «The (New, Illustrated) Great Controversy» (WHITE, Ellen G.), Laymen for Religious Liberty Inc., 1990, p.288-66. Ilustração #2: Ilustração em: «The (New, Illustrated) Great Controversy» (WHITE, Ellen G.), Laymen for Religious Liberty Inc., 1990. p.288-57. Tela 15: Ilustração em: Revista «The Watchtower» (15/10/1991), Watch Tower Bible and Tract Society, p.8. Ilustração editada pelo Cyberspace Ministry. Tela 16: Ilustração em: «La Révélation - le grand dénouement est proche», New York, Watch Tower Bible and Tract Society, 1988, p.233. Ilustração editada pelo Cyberspace Ministry. Tela 17: Ilustração de: MANISCALCO, Joe. Em: «Images from the Bible and Sacred History CD», Chosen Works, MLI Software, JM256.BMP. Tela 18: Ilustração em: Revista «The Watchtower» (15/04/1987), Watch Tower Bible and Tract Society, p.10. Tela 19: Ilustração de: HARLAN, Russell. Em: «The Bible Story, volume 2» (MAXWELL, Arthur S.), p.152. Used by permission. Copyright ©1954, 1982 by Review and Herald® Publishing Association, USA. All Rights Reserved. Tela 20: Ilustração em: Revista «The Watchtower» (15/09/1988), Watch Tower Bible and Tract Society, p.15. Tela 21: Ilustração de: BISHOP, Tom. «Seal of God and mark of the beast 1». Em: «New Pictoral Aid For Bible Study» (BREADEN, Frank), Australian Division of Seventh-Day Adventists, 1970, chart #43. Tela 22: Ilustração em: «Revelation Seminars», Seminars Unlimited, 1986, lesson #10 («Le Sceau de Dieu dans l’Apocalypse»), p.1. Tela 23: Ilustração de: ANDERSON, Harry. Em: «Uncle Arthur’s Bible Book» (MAXWELL, Arthur S.), p.93. Used by permission. Copyright ©1945, 1947, 1948, 1949, 1968, 1996 by Review and Herald® Publishing Association, USA. All Rights Reserved. Tela 24: Ilustração de: ANDERSON, Harry. Em: «Uncle Arthur’s Bedtime Stories, volume 5» (MAXWELL, Arthur S.), p.142,143. Used by permission. Copyright ©1964, 1965, 1967, 1968, 1976 by Review and Herald® Publishing Association, USA. All Rights Reserved. Tela 25: Ilustração de: MANISCALCO, Joe. Em: «Images from the Bible and Sacred History CD», Chosen Works, MLI Software, JM221.BMP. Tabela da Tela 25: Ilustração #1: Em: «Revelation Seminars», Seminars Unlimited, 1986, lesson #10 («Le sceau de Dieu dans l’Apocalypse»), p.3. Ilustração #2: PADGETT, Jim. Em: «God Cares, volume 2» (MAXWELL, C.Mervyn), Pacific Press Publishing Association, 1985, p.350. Tela 26: Ilustração de: CRUZ, Nery. Em: Revista «La Sentinelle» (Agosto 1984), Pacific Press Publishing Association, p.14. Tela 27: Origem desconhecida. Tela 28: Ilustração em: «Revelation Seminars», Seminars Unlimited, 1986, lesson #19 («La Marque de la Bête»), p.1. Tela 29: Ilustração em: Revista «Awake» (08/02/1989), Watch Tower Bible and Tract Society, p.1. Tela 30: Ilustração de: LEE, Elfred. Em: «Revelation Seminars», Seminars Unlimited, 1986, lesson #11 («L’Observation du Dimanche et l’Apocalypse»), p.3. Tela 31: Ilustração em: «Prophecy Seminars», Seminars Unlimited, 1989, Daniel lesson #11 («How the Little Horn Changed God’s Law»), p.1. Tela 32: Ilustração em: Revista «The Watchtower» (01/10/1998), Watch Tower Bible and Tract Society, p.1. Tela 33: Ilustração de: BISHOP, Tom. «Truth or tradition». Em: «New Pictoral Aid For Bible Study» (BREADEN, Frank), Australian Division of Seventh-Day Adventists, 1970, chart #28. Tela 34: Ilustração em: Revista «Canadian Adventist Messenger» (Janeiro 1995), SDA Church in Canada, Capa. Tela 35: Ilustração de: ZINGARO, Charles. Em: «Votre Bible et Vous» (MAXWELL, Arthur S.), p.125. Used by permission. Copyright ©1959, 1987 by Review and Herald® Publishing Association, USA. All Rights Reserved. Tela 36: Ilustração em: «Questionnaire Adulte de l’Ecole du Sabbat», Pacific Press Publishing Association, Primeiro Trimestre 2000, Capa. Tela 37: «Smoky Mountains National Park of Tennessee.» Ilustração em: «Deluxe Compton’s Interactive Encyclopedia CD - 2000 Edition», Compton’s Home Library, 1999.
Quaisquer imagens que não portem a declaração de autorização são usadas para fins de comentário ou crítica educacional e não comercial, de acordo com a seção 107 da Lei de Direitos Autorais dos EUA, e com o artigo 29 da Lei de Direitos Autorais do Canadá (Capítulo C-42), os quais estabelecem que é permitido usá-las sem o consentimento ou endosso do detentor dos direitos autorais. As imagens que não tenham atribuição são, sabida ou supostamente, de domínio público ou não tiveram sua condição estabelecida até o presente momento. Solicitamos que qualquer pessoa que tenha conhecimento em relação à atribuição correta de uma imagem entre em contato conosco pelo endereço eletrônico citado abaixo, para que a atribuição seja notificada corretamente. Nossa intenção é cumprir estritamente as leis aplicáveis em relação à propriedade de direitos intelectuais.

Lição 36 - Teste O teste da Lição 36 está esperando por você!